Após incêndio, Museu Nacional apresenta nova exposição no RJ

Quatro meses após o trágico incêndio que destruiu praticamente todo o acervo, o Museu Nacional inaugura sua primeira exposição. Denominada de Quando Nem Tudo Era Gelo – Novas Descobertas no Continente Antártico, a mostra reúne oito peças que foram resgatadas dos escombros, além de objetos pré-históricos.

A exposição fica exposta por quatro meses, até 17 de maio. No total, são mais de 160 peças entre rochas, fósseis, ossos e réplicas de animais pré-históricos do tempo em que a Antártida era um continente quente e verde. As peças estão no prédio da Casa da Moeda, antiga sede do museu, no século 19.

Entre as peças resgatadas, está um tronco fossilizado com idade estimada entre 70 e 80 milhões de anos. Muitas delas ficaram com um tom metalizado após o incêndio, pois o armário no qual estavam abrigadas derreteu, no incêndio, por cima delas.

O hall de entrada apresenta temas de paleontologia e história do Museu Nacional. Uma das salas é destinada à Antártica nos dias atuais e outra ao continente nos tempos antigos, quando o clima tropical ainda era predominante.

Outro ponto de destaque é o espaço interativo que oferece ao público a experiência de subir em um quadriciclo semelhante ao utilizado no continente em expedições de trabalho. Há também uma área temática para fotos.

Todas as descobertas históricas expostas na mostra são provenientes de expedições realizadas entre 2015 e 2018 pelo projeto PALEONTAR, vinculado ao programa Antártico Brasileiro. A curadoria da exposição é de Juliana Sayão, paleontóloga da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A ideia é que, após essa temporada no Rio de Janeiro, o acervo saia em turnê por outros estados, mantendo viva e pulsando a trajetória do Museu Nacional – e todo o seu valor.

Todas as descobertas históricas expostas são provenientes de expedições realizadas entre 2015 e 2018 na Antártica
Todas as descobertas históricas expostas são provenientes de expedições realizadas entre 2015 e 2018 na Antártica – Foto: Márcio Alves/Reprodução

Serviço
Quando Nem Tudo Era Gelo – Novas Descobertas no Continente Antártico
Onde: Centro Cultural Museu Casa da Moeda do Brasil – Praça da República, 26 – Centro
Quando:
até 17 de maio | de terça a sábado, das 10h às 16h e domingos, das 10h às 15h
Grátis