Em disputa judicial, Itália recupera escultura de bronze milenar

Uma escultura de bronze de mais de 2.000 anos chamada Victorious Youth (Juventude Vitoriosa, na tradução literal) deve “viajar” para a Itália e ser devolvida a seu país natal, por decisão da mais alta corte do país. A decisão, além de determinar uma viagem pelo atlântico, cria também uma questão diplomática entre Itália e Estados Unidos. Atualmente, a estátua está em exibição no Museu J. Paul Getty, em Los Angeles.

A peça foi recuperada das águas do Adriático em 1964 por pescadores italianos. Após mais de uma década em batalha judicial, o Tribunal de Cassação da Itália decidiu, na última segunda-feira (3), que a estátua deveria voltar para casa, indo contra o recurso do Getty Museum.

A estátua é um bronze original da era clássica e, segundo estudiosos, foi fabricada na Grécia Antiga por Lísipo, escultor grego do século IV a.C. Supostamente, foi roubada pelos romanos que a perderam no mar. Em contraponto, a defesa do Getty Museum, que comprou a peça em 1977, por quatro milhões de dólares, aponta que obra não foi criada na Itália e, depois de milhares de anos perdida em águas internacionais, não está sujeita a repatriação.

Em entrevista às agências internacionais, o ministro da Cultura da Itália Alberto Monisori afirma esperar a colaboração total das instituições americanas. As autoridades italianas argumentam que a estátua, que foi vendida várias vezes após sua descoberta, foi posteriormente contrabandeada ilegalmente da Itália, sem uma licença de exportação.

Nas últimas declarações, o Getty Museum relembra que, ao longo dos anos, treinou acadêmicos, curadores e conservadores italianos, além de restaurar objetos de arte para a Itália e fornecer aporte para organizações culturais locais.

A escassez de estátuas de bronze da antiguidade, em tamanho natural, as torna peças de interesse para a comunidade acadêmica e os admiradores de clássicos.

Escultura de bronze tem mais de 2.000 anos - Foto: Reprodução
Escultura de bronze tem mais de 2.000 anos – Foto: Reprodução