Icônica fotografia da Terra completa 50 anos – e permanece impressionante

O registro fotográfico de um dos momentos mais memoráveis da história, o chamado “Earthrise” (“Nascer da Terra”, na versão literal), realizado em 1968 pelos astronautas da missão Apollo 8, completa 50 anos e continua sendo uma das fotos mais impressionantes e admiradas.

A fotografia, em preto e branco, foi tirada no dia 24 de dezembro de 1968, quando os astronautas William Anders, Jim Lovell e Frank Borman alcançaram a órbita lunar. Os três foram os primeiros humanos na história a testemunharem esse fenômeno da natureza, no qual a Terra surge parcialmente na sombra como se fosse o nascer do Sol.

Especialistas indicam que a imagem foi capturada quando a cápsula Apollo 8 estava a 100 graus de longitude lunar leste, mostrando uma linha de horizonte lunar que se estende por 570 quilômetros.

A imagem permitiu que víssemos nosso planeta de uma grande distância pela primeira vez. Quando os astronautas voltaram à Terra, mais de 500 milhões de pessoas sintonizaram a transmissão ao vivo, durante a noite de Natal. “A vasta solidão inspira admiração e faz você perceber o que nós temos ali na Terra”, explicou o astronauta Jim Lovell, na ocasião.

fotografia-iconica-da-terra-completa-50-anos