Mundo das Maravilhas, de Monteiro Lobato, ganha mostra em SP

Imagina passear pelo Sítio do Picapau Amarelo, encontrar com a Emília e ainda atravessar o Túnel do Pirlimpimpim? “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato” fez uma parada no centro de São Paulo e fica em exposição na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato até 1 de dezembro, com entrada gratuita.

A mostra interativa é um programa divertido e lúdico para levar a criançada aos finais de semana. A exposição é inteiramente dedicada ao mundo mágico – e das verdadeiras maravilhas – de Lobato.

São três ambientes diferentes com diversas referências ao universo do autor.  Na entrada, o grande corredor colorido já abre espaço para o famoso Túnel do Pirlimpimpim, cujo teto vai diminuindo de altura para dar a sensação de que o público está ficando pequeno, voltando a ser criança.

Um gigante livro pop-up aberto, no qual o público pode entrar no sítio de Lobato e interagir com seus personagens, que saltam das páginas, foi confeccionado em madeira bidimensional.

A mostra foi criada pelo secretário municipal de Cultura, André Sturm, com a intenção de oferecer uma experiência para toda a família. “Monteiro Lobato introduziu crianças e adultos à leitura e as adaptações da sua obra para a televisão fizeram com que os personagens ficassem ainda mais conhecidos do grande público, de geração a geração. Nossa expectativa é que pessoas de todas as idades possam adentrar nesse universo mágico relembrando este autor que foi tão importante para a Literatura Brasileira”, ressalta Sturm.

Saiba mais sobre Monteiro Lobato

Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, Monteiro Lobato é criador de personagens como Narizinho, Pedrinho, a boneca de pano Emília e o sabugo de milho Visconde de Sabugosa, entre outras figuras fascinantes da literatura infantil brasileira. Desde a publicação de seu primeiro livro infantil, A Menina do Narizinho Arrebitado (1920), o escritor se inspirou em histórias folclóricas brasileiras, mitologia grega e contos de fadas, entre outras referências.

Ao longo de sua carreira, Lobato publicou e traduziu obras clássicas da literatura infantojuvenil mundial, mas foi com o seu trabalho de escritor que ele se destacou, produzindo 26 títulos infantis.

Mostra conta com três ambientes diferentes e diversas referências ao universo do autor - Foto: Aryanne Valgas
Mostra conta com três ambientes diferentes e diversas referências ao universo do autor – Foto: Aryanne Valgas

Serviço:

O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato
Quando:  segunda a sexta, das 8h às 18h | sábados, das 10h às 17h e domingos, das 10h às 14h
Onde: Biblioteca Monteiro Lobato – Rua General Jardim, 485, Vila Buarque (Próximo às estações de metrô República, linha vermelha, e Higienópolis-Mackenzie, na linha amarela)
Grátis