Em Portugal, mostra “Infinito Vão” destaca a arquitetura brasileira

Em cartaz em Portugal até abril de 2019, a exposição Infinito Vão – 90 anos de Arquitetura Brasileira, reúne as peças mais emblemáticas da arquitetura brasileira, com curadoria dos arquitetos Guilherme Wisnik e Fernando Serapião.

A Casa Arquitectura, em Porto, abriga a mostra que, possivelmente, é a maior exposição internacional dedicada ao Brasil. O acervo inédito conta com mais de 100 projetos e 50 mil peças entre desenhos, maquetes, cerâmicas e fotografias, construído ao longo de dois anos, a partir de doações.

O nome da exposição também tem inspiração legitimamente brasileira. Gilberto Gil e a canção “Drão” com os versos “O verdadeiro amor é vão, estende-se infinito, imenso monólito, nossa arquitetura” deram vida ao título da mostra por brincar com as várias implicações e sentidos da palavra “vão”.

Quem estiver por Portugal, é uma ótima oportunidade para conhecer a diversidade da produção arquitetônica, capaz de gerar novas leituras de trabalhos datados de 1920 até as peças mais contemporâneas. Além disso, pode se esperar um mix perfeito entre a arquitetura e a música, o cinema e a literatura.

Entre os autores selecionados, destacam-se Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, MMM Roberto, Sergio Bernardes, Roberto Burle Marx, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, Rino Levi, Severiano Mario Porto, João Filgueiras Lima e Paulo Mendes da Rocha.

Confira a programação completa no site da Casa Arquitectura.

Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

Serviço:
Infinito Vão – 90 Anos de Arquitetura Brasileira
Quando: até 28 de abril de 2019
Onde: Avenida Menéres, 456 – Matosinhos, Portugal